História da escola
A Escola de Educação Básica Nilo Peçanha tem como filosofia uma prática pedagógica coletiva. Mediadora do conhecimento científico, erudito e universal. Dessa forma, tem como norte a transformação social e a formação plena dos alunos, no sentido de formar cidadãos conscientes, críticos e responsáveis. Com o objetivo de ampliar, enriquecer e explorar o saber, coordenando, dinamizando e articulando as ações educativas, para a melhoria do ensino.
A Escola atende os alunos do Bairro Vice – King, como também alunos dos bairros Jardim Oliveira, Limeira, Rio D’ Areia, ainda importante ressaltar que alunos vindos de localidades do interior, como por exemplo, do Legru e Santa Maria. O educandário oferece das séries iniciais, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio; matutino, vespertino e norturno.


Sobre o Patrono da Escola
Nilo Procópio Peçanha, foi estadista, político e parlamentar brasileiro. O nome da escola foi dado por um equívoco da coordenadoria da época. O nome inicial era para ser “ professor Hilário Dezordi”.
A escola possui uma bandeira, foi criada pelo aluno Clayton Guérios da sexta série do ano de 1985. Importante salientar sobre o significado: o azul significa a imensidão, liberdade para crescer. O círculo laranja: o sol, luz do saber, energia abrindo novos horizontes para um futuro melhor, o branco: a paz, espiríto de coleguismo, fraternidade e otimismo, e o livro: trabalho, cultura e vontade de crescer.
A escola Nilo Peçanha foi fundada em 30 de março de 1979 pelo decreto 7.325. Primeiramente a escola começou com os anos iniciais, isto é, de primeira a quarta série do EFI. Foi pelo decreto de 16 de maio de 1979 que passou a funcionar o EFII ( de quinta a oitava série). Outro dado importante, é que somente em 1986 foi autorizado o pré-escolar. A primeira diretora foi Marli Foltz Lemos. Em 19 de setembro de 2006 a escola Nilo Peçanha começou a ofertar o Ensino Médio.
Que estava em regime de Unidade descentralizada como extensão da EEB Prof. Germano Wagenfuhr.


Sobre o histórico da direção escolar
1986 - Marli Foltz Lemos
1994 - Elza Edith Drosdoski
1995 - 1998 Alice Bendlin de Castilho
1999-2002 – Samira Mussi Rocha
2003 - 2004 Rubens Flamarion Senff e Ana Célia Jacobowski
2005 - Ana Célia Jacobowski
2007 - Ana Carolina Moretti
2010 - Cléa Regina D. Store
2015 - Cléa Regina D. Store até os dias atuais.
Sobre a estrutura escolar
Um dado importante é que no ano de 2002 e 2003, vinte e três anos após sua criação, o prédio que possuia uma condição precária, foi derrubado e no seu lugar foi construído um novo prédio, como modelo padrão autorizado pelo Governo de Santa Catarina.
Possui um terreno de 2.20.7,38 m 2, na Rua Francisco Peluski, n 365, no Bairro Vice King, no município de Porto União. Contém 15 salas de aulas, laboratório de ciências, 1 biblioteca, 1 sala de informática, 1 sala pequena que funciona o AE – Atendimento especializado, 1 lavanderia, 1 cantina, 2 banheiros para os professores, 2 banheiros médios, 2 grandes, 1 banheiro para portadores de necessidades especiais, 1 depósito, cozinha, 1 sala para os professores, 1 secretaria, 1 sala de direção, 1 sala da administração, 1 sala da coordenação pedagógica e 1 ginásio de esportes ( 2009 começo a construção).


Sobre o corpo docente neste ano, de 2018 a escola conta com 24 professores efetivos, 28 professores ACTs, uma funcionária na biblioteca, 1 especialista em assuntos educacionais, 1 diretora geral, 2 assessores, 3 assistentes de técnicas pedagógicas, 1 assistente de educação, 1 professora readaptada, 5 funcionárias contratadas pela APP. Pela terceirização da merenda escolar 4 funcionárias da empresa NUTRIPLUS.
A matrícula inicial deste ano letivo (2018) foi de 634 alunos do Ensino Fundamental ao Médio. A escola possuí 11 turmas do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental I, 12 turmas do Ensino fundamental II e 09 turma de Ensino Médio. Totalizando 32 turmas no ano letivo de 2018.
..